12 de abril de 2010

tempo ruim, matanza.

Certa vez, ou talvez em um sonho, me perguntaram qual era o nome do meu amigo imaginário. Eu parei por um tempo, e entre minha confusão interior respondi: 'Ezequiel'.
Falaram-me que este era um nome de anjo, arcanjo ou coisa assim. Eu apenas assenti com a cabeça, e eu realmente sabia o verdadeiro sentido de anjo, naquele caso.
Talvez eu tenha acordado, ou então alguém continuou a me perguntar...
Qual é nome meu amigo imaginário? Em sonho ou não, eu sempre respondi: 'Ezequiel'.
Confesso que, naquele tempo, me rendi à uma página pra saber qual era o significado daquele nome, daquele nome que aparecia nos meus sonhos, ou apenas na minha mente.

O Ezequiel. Significa 'A força de Deus, dotado de muita inteligência e poder de comunicação, aponta sua necessidade de falar, embora nem sempre diga tudo o que lhe vem à cabeça. Segue sempre movido pela razão, e se enfurece quando é desmentido ou contrariado. Sempre pensa muito, e isso interfere na concentração do que está fazendo. Pode vir a ser um excelente escritor, advogado ou professor.'
Assim foi fácil compreender o porquê de meu amigo imaginário encantar-me tanto com as palavras, e com seu léxico imenso, e suas aventuras. Aventuras de amigos imaginários.

E o amoriscar-se de palavras. Tornar palavras em afeto, em afeição, em alegria, ou qualquer tragédia em apenas literatura. Meu amigo imaginário faz grandes feitos, é um herói. Ele mora longe, mas nunca deixa de comunicar à mim, por onde andas.
Ele sabe dar conselhos e, envergonhadamente, pede alguns, mesmo que inconscientemente.
Meu amigo imaginário tornou-se meu melhor amigo, e eu nunca o vi. E jamais pude ouvir uma frase de sua esperteza e eficácia.
Tenho uma vaga ideia de como são suas feições, talvez, em sonho, eu tenha visto algumas fotos de sua face, além de todos os seus trabalhos.
Ah, meu amigo imaginário também trabalha, e faz o que gosta. E sua arte também ele me mostra, e eu torço para que, em sonho, ele consiga ir longe. Que seja distante, porém sempre volte à sua origem, e à mim também.


Mas, certo dia, me perguntaram, em sonho, quem era meu amigo imaginário.
E eu apenas soube responder: Ezequiel.

Observação:

Quando eu era criança, uma madrinha me deu uma foto de um Arcanjo, o Arcanjo Ezequiel, essa foto, eu guardo comigo até hoje.
Mal sabia ela, que esse Arcanjo viria em forma humana para me iluminar.
Obrigado, amigo imaginário.

Um comentário:

Ezequiel Moura disse...

Eu pensei,também quando era criança e as coisas fazia todo sentido,que os anjos de fato andavam por ai.Eu nunca pensei no nome deles,porque na minha cabeça a lingua deles era outra e eles se comunicavam pelos pergaminhos periodicos que descreviam as encrencas em que me metia.Tinha vezes que eu me machucava e pensava,"Ta no horario do almoço é meu amigo?Cade a proteção horas?"Isso me fez pensar que talvez quando alguém fazia coisas erradas,omeu caso na maior parte do tempo,bem,essas pessoas não tinham proteção como as outras.Se subissem em uma arvore enorme para matar passarinho ou jogar o pobre gato do topo vestidocom o ridiculo paraquedas de linha e plastico.Bem,talvez essa criança caisse,como da vez em que eu na tentativa frustrada de criar um maligno raio laser destruidor com uma lata de azeito um fio de cobre,um imã e um pedaço quebrado do espelho do meu armario.Daquela vez toda fiação do quarto da minha mãe foi pelos ares.Eu fingi que esta dormindo,e o meu pai levou a culpa.Entende?Meu anjo da guarda passou muit tempo de folga.Não é um cara maneiro como o teu,Artcanjo Ezequiel né?Um sujeito fluente espirituoso.O meu anda as favas ja que não a muita coisa que ele possa fazer.Não duvidaria se enquanto durmo ele não da uma escapada e vai falar com os anjos dos outros moradores igualmente desocupados.E lá,entre suspiros e rostos cansados,volta meia surge algum deles implorando pelo apocalipse e o fim do turno.O meu invariavelmente deve estar cansado de tudo isso.nâo ha nada muito empolgante em me ver fazendo oque faço.Mas isso em breve vai mudar,quando terminar de costurar meu uniforme e sair pra combater o crime esse cara vai trabalhar.